Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A Associação de Solidariedade Social do Cornado (ASCOR) foi fundada em 06 de Julho de 2002 tendo como objetivo primordial, apoiar a terceira idade, bem como prestar serviços às famílias multidesafiadas da freguesia e freguesias limítrofes.

Realizou-se a abertura da associação em 2003, primitivamente como Centro de Convívio com sede numa loja arrendada, com 100M2 localizada numa zona central da freguesia de S. Romão do Coronado. È reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública em 24 de fevereiro de 2003, registada ainda com estatuto de IPSS.

Assim sendo, a instituição inicia a atividade, tendo em funcionamento uma sala de convívio, garantindo ainda, apoio aos mais carenciados através da distribuição de géneros alimentares, vestuário e medicação.

Com o passar do tempo, verificou-se a necessidade de alargar o espaço e dar uma resposta mais ajustada aos beneficiários. Visto que, a área geográfica do concelho da Trofa não disponha de respostas adequadas, no que se refere a apoio de carater social.

Decorreram assim, as devidas diligências para a aquisição de um terreno, que contou com o importante apoio da Junta de Freguesia, através da doação de uma parcela de terreno para a construção do Centro de Dia. Ultrapassada a fase de projeto, que representou um investimento de 500 mil euros, contou com o apoio dos órgãos sociais da ASCOR, da Camara Municipal da Trofa, donativos de empresas, população em geral e, ainda com a organização e participação em vários eventos. Posto isto, procede-se à aprovação e construção da respetiva obra.

Conseguido o enorme feito, deu-se a inauguração do edifício em abril de 2008, equipado com salas de atividades/convívio, enfermaria, cabeleireiro, quartos de descanso, salão polivalente e ginásio.

Nasce assim, o Centro de Dia “Ascor”, com sede na Rua do Horizonte, nº 1008, no sentido de responder às mais elementares necessidades da população idosa de toda a área Sul do concelho da Trofa.

Esta instituição iniciou a sua atividade de forma bem discreta, no entanto, tem crescido de forma significativa. O contributo de cada cidadão, de cada família, de cada empresa, de cada instituição pública, seja ela qual for, é um contributo indispensável que possibilitará no futuro continuar a dar resposta a todos aqueles que necessitam de apoio de carácter social.

Missão:

A nossa instituição tem como vocação prestar a solidariedade, garantindo serviços personalizados às famílias, à comunidade local, bem como a prestação de cuidados individualizados aos idosos, a nível das necessidades básicas e apoio psicossocial, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar.

 

Visão:

"Ser uma instituição reconhecida, que se distinga pela excelência e inovação dos serviços prestados à população idosa e às famílias, sustentada em princípios de qualidade”.

 

Valores:

 - Humanização dos cuidados prestados;

 - Solidariedade;

 - Responsabilidade;

 - Trabalho de Equipa;

 - Dedicação/Motivação;

 - Respeito;

 - Honestidade;

 - Profissionalismo;

A Associação de Solidariedade Social do Coronado está organizada pelas principais áreas de trabalho que são compostas pelas funções apresentadas no Organograma. Cada uma das áreas e respetivas funções são de extrema importância para que a ASCOR seja uma instituição bem-sucedida.

 

Assembleia Geral

Presidente

José Oliveira Barbosa

 

Secretários

 

Joaquim Soares Barros Cruz

Celeste da Costa Araújo

 

Direção

 

Presidente

Filipe Manuel Pimentel Coelho

Secretário

Maria da Hora Ferreira Paiva

Tesoureira

Manuel Augusto Nogueira da Silva

Vogais

 

Constantino Ribeiro Pacheco Santos

Maria Gorete da Costa Araújo Faria

 

Conselho Fiscal

 

Presidente

Rute Alexandra Pereira Leite

Vogais

Vera Lúcia Silva Martins

Fernanda Carneiro

 

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais